ACUPUNTURA


É correto o cristão praticar acupuntura?

Resposta Cristã - Há um bom tempo a acupuntura tem sido recomendada pela organização mundial da saúde para o tratamento de diversas doenças. Todavia, alguns cristãos zelosos têm questionado seu uso devido à sua origem. Acreditava-se que as doenças eram um desequilíbrio entre as forças Yin-Yang, as quais caminham pelos caminhos invisíveis do corpo humano. Então, associam isso com o ocultismo. Outros praticantes da acupuntura já afirmaram que as agulhas tocam o espírito da pessoa e podem equilibrar as forças Yin/Yang, fazendo cristãos associarem isso com a feitiçaria. Entretanto, há outro posicionamento.

O fato de as origens da acupuntura ter algo a ver com crenças ocultistas ou parecidas, isto não significa que o uso de agulhas em pontos estratégicos do corpo não tenha algo científico. E tem sim! Mas os resultados favoráveis são questionáveis.

Outro ponto importante: Seria possível separar o misticismo da própria acupuntura como tratamento? Não vemos dificuldade alguma sobre essa questão. Há ateus que ministram a acupuntura, e estes jamais cogitariam que as agulhas toquem o espírito da pessoa. Há teorias, baseadas na observação, que o uso de agulhas em alguns pontos do corpo libere endorfina e alivie a dor. Pode ser que os inventores da acupuntura adicionaram aos resultados observados crenças particulares e crendices acompanharam por muito tempo tal prática. Outros ainda espiritualizaram uma prática baseada numa possível "ciência" para obter melhores resultados. 

Com isso em mente, como nos consideramos apologistas coerentes, sabemos que assim como os aniversários natalícios e o Natal tem suas origens no paganismo, e mesmo assim a igreja removeu o que havia de pagão e manteve o que não violava a fé cristã, achamos possível que a acupuntura possa ser dissociada das crendices que se desenvolveram com ela. 

Alguns poderão objetar: Mas e os pontos do corpo onde a acupuntura é ministrada? Não são eles considerados chácras pelo Taoismo? Isto é problema do Taoismo, não de quem pratica acupuntura sem se importar com tais crendices! Religiões pagãs antes de Cristo ensinavam a imposição das mãos sobre outras pessoas, tanto ao conferir privilégios sacerdotais como outros valores espirituais, e nem por isso os cristãos deixaram de impor as mãos sobre outros, evidentemente sem as crendices pagãs. (1 Timóteo 4:14; Hebreus 6:1) Práticas pagãs de batizar pessoas não impediram sequer Jesus de ser batizado e ordenar a prática do batismo, evidentemente também sem as crendices pagãs. (Mateus 3:16, 17; 28:20) Atos, em si, não podem ser ligados a Satanás.

Portanto, a questão é: Seria errado aplicar agulhas no corpo sem a intenção de espiritualizar mas buscando melhorar a saúde do indivíduo baseando-se na observação de bons resultados? A resposta, para nós, é não! Se um cristão tiver a certeza de que quem ministra a acupuntura não está envolvido com as crendices criadas ao redor desta prática, e que ele mesmo encara tal prática como uma mera tentativa de melhorar sua saúde, não podemos condenar tal ato. Isto é bem diferente do reiky, onde a massagem é literalmente a crença de que se pode massagear a aura e o perispírito do indivíduo. Nisto, não há nada possível de científico. Mas no caso da acupuntura, há trabalhos e pesquisas de caráter científico sobre os efeitos observáveis que esta prática causa no indivíduo que faz uso dela. Mesmo assim, cada cristão deve decidir o assunto com oração, e jamais usar sua decisão a favor de tal prática para fazer outros tropeçar. - Fernando Galli.