É verdade que há cristãos evangélicos ensinando que crentes
não ficam doentes porque Jesus levou nossas enfermidades?
Resposta Cristã - Infelizmente, há uma correte de cristãos equivocados apregoando essa crença, baseada em Isaías 53:4, onde lemos:
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas dores; e nós o consideramos aflito, ferido por Deus e oprimido."
Citam até Mateus 8:16, 17, onde lemos que Jesus curou enfermidades para que se cumprisse o texto de Isaías 53:4. Todavia, quando Jesus curou pessoas para cumprir Isaías 53:4, ele nem tinha morrido pelo pecador ainda. Estão corretos por argumentarem assim?
A pergunta que fazemos é: Como a Igreja, DEPOIS DA MORTE DE JESUS, entendeu isso, nas palavras inspiradas de Pedro, em sua primeira carta? Leia, por favor:
"Ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados." - 1 Pedro 2:24.
Este texto mostra, então, que Pedro entendeu, DE FORMA INSPIRADA POR DEUS, que as enfermidades e dores que Jesus levou referiam-se a nossos pecados, portanto, enfermidades e doenças em sentido espiritual.
É por isso que Paulo escreveu a Timóteo, um crente dos bons:
"Por causa do teu estômago e das tuas doenças frequentes, não bebas apenas água, mas também um pouco de vinho." - 1 Timóteo 5:23.
Será que Timóteo não tinha fé? Obviamente que tinha! Em 1 Coríntios 4:17, lemos que ele era considerado cristão fiel! Paulo afirma que Timóteo iria animar outros na fé. (1 Tessalonicenses 3:2) Dava-se bom testemunho de Timóteo. ( Atos 16:2) Mas ele tinha frequentes doenças no estômago.
Paulo disse também que deixou Trófimo doente em Mileto. (2 Timóteo 4:20) Por que Deus permitiu que Trófimo ficasse doente? Porque crente fica doente!
Se você ouviu promessas de que jamais ficaria doente, e ficou, não se decepcione com Deus, mas com a péssima interpretação da parte de maus exegetas da Bíblia. Na doença, apegue-se com Deus. Declare a Deus que sua doença, no final das contas, será para a glória de Deus. Jesus disse sobre certo doente:
"Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela." - João 11:4.
A Bíblia também diz:
"Quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?" - Êxodo 4:11.
Deus pode usar doenças para glorificá-lo, segundo as Escrituras. Portanto, não creia que você não pode ficar doente. Não caia nessa conversa errônea! Isto só ocorrerá no Reino dos Céus. - Apocaçipse 21:3, 4.