ORAÇÃO


Os Católicos Romanos usam Apocalipse 5:8
para defender a intercessão dos Santos.
Como devemos interpretar este texto?

Resposta Cristã - Para tornar a resposta mais completa, seria interessante acrescentarmos outro texto à pergunta: Apocalipse 8:4. Os dois textos rezam:

"Logo que pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos." - Apocalipse 5:8.
"Veio outro anjo e colocou-se junto ao altar, segurando um incensário de ouro; foi-lhe dado muito incenso para que ele o oferecesse sobre o altar de ouro que está diante do trono, juntamente com as orações de todos os santos. Da mão do anjo subiu, diante de Deus, a fumaça do incenso junto com as orações dos santos." - Apocalipse 8:4.
Devemos tomar cuidado em não ler nos textos o que eles não dizem. Onde está escrito que as orações estão sendo levadas a Deus, daqui da terra ao céu, de um anjo para um intercessor, como Maria ou um santo católico romano? Em lugar nenhum! Pelo contrário, o incenso representa as orações DOS SANTOS, e não para os santos. Então, só com este argumento já derrubamos a interpretação católica romana. Mas outros pontos são interessantes.

Sendo bem leais ao texto bíblico, não vemos nenhuma menção de que as orações estão nas mãos das quatro criaturas viventes, dos vinte e quatro anciãos e de um anjo porque tais orações teriam sido feitas a eles, e eles agora, como intercessores, estão entregando as orações a Deus, diante de Jesus, o Cordeiro. As orações estão ali com eles porque se trata de uma visão simbólica. Não podemos imaginar que no céu isto se repita a todo instante, conforme as orações vão chegando. Também, não se constrói doutrina em cima de textos simbólicos. Os textos de Apocalipse citados acima não são prescritivos, mas descritivos. Por isso, há um simbolismo ao exagero:
  1. Orações em taças de ouro simboliza a preciosidade delas para Deus. 
  2. Orações nas mãos de seres celestiais simboliza que estes seres espirituais ou os espíritos daqueles que estão próximos a Deus concordam com as orações ali oferecidas, e não que orações foram dirigidas a eles, já que o texto diz ORAÇÕES DOS SANTOS, e não para os santos.
  3. O incenso nada mais é do que um símbolo de que para Deus estas orações serão atendidas, ou algo agradável a Deus, Por isso, Davi desejava que suas orações fossem como incenso, ou com um cheiro agradável, para Deus. - Salmo 141:2.
Além disso, o texto de Apocalipse 8:3, 4 está mais preocupado em mostrar que as orações têm um destino final - Deus, do que ensinar que elas devem ser feitas a anjos ou a espíritos de homens de Deus que viveram aqui na terra, pois não lemos isso ali. - Fernando Galli.